Um novo ciclo começa: encontro com os novos extensionistas do PROESTAR (2025.1)
- PROESTAR (FAINOR)
- 2 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.

No dia 1º de abril de 2025, o Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia (NEPPSI) da FAINOR foi palco de um encontro especial: a recepção da nova turma de extensionistas do PROESTAR. O momento marcou o início de um novo ciclo de trocas, afetos e compromissos com a saúde mental e o bem-estar da comunidade acadêmica e externa.
Durante o encontro, a equipe apresentou a trajetória do primeiro ano do programa, bem como as quatro frentes que estruturam o PROESTAR: o projeto Acolher, o PAPsi (Pronto Atendimento Psicológico), o Psicologia em Foco e a Semana de Saúde Mental. Também foram compartilhadas as áreas de atuação dos extensionistas, como comunicação, pesquisa, organização de ações de extensão, redes sociais e produção de materiais psicoeducativos.

A participação ativa dos novos integrantes foi um dos pontos altos da noite. Em clima de leveza e entusiasmo, os estudantes fizeram perguntas, tiraram dúvidas e se mostraram envolvidos com os propósitos do programa.
Além disso, os estudantes foram acolhidos com lanche coletivo — um gesto simples, mas carregado de significado. Entre bolos, chimanguinho, sucos, salgados e risos, criou-se um ambiente seguro e caloroso, propício ao pertencimento e à escuta.

Confira alguns relatos de quem participou:
“A noite foi ótima, me senti muito acolhida pela equipe, o que me motivou ainda mais a estar nesse projeto. Desde o início o PROESTAR me encantou. Acabei de ingressar na FAINOR e esse cuidado com a psicologia me surpreendeu muito, pois não existia na minha antiga instituição. Tenho certeza que vai ser um período de muito aprendizado.”
– Liana Andrade Brito
“O pessoal é muito acolhedor e compreensivo. Desde que me inscrevi, já admirava o projeto pelas ações do ano passado. Agora, participando, vejo que ele oferece atividades que não só melhoram o currículo, mas trazem vivências valiosas para nós, futuros psicólogos.”
– Laislla Sousa Lima
“O encontro foi marcado por uma troca genuína e pelo desejo coletivo de manter vivo um projeto que transforma vidas. Desde a recepção, houve um cuidado visível em acolher os novos extensionistas de forma calorosa, criando um ambiente encorajador, seguro e motivador. A apresentação do PROESTAR reforçou seu papel não só como projeto de extensão, mas como espaço de escuta, apoio mútuo e pertencimento. O que mais chamou atenção foi o envolvimento espontâneo dos estudantes e o sentimento de empolgação compartilhado. Para mim, ficou muito claro que acolher é um ato transformador — e essa essência está no coração do PROESTAR. A experiência foi enriquecedora e nos deixou com um forte compromisso com o que está por vir.”
– Ana Carolina Silva Pires
“Eu gostei muito do nosso primeiro encontro pois esclareceu várias coisas que ocorrem dentro do PROESTAR: como que se deu a ideia de se fazer o PROESTAR, os projetos que já foram feitos, os cargos existentes dentro dele, como que funciona a questão de disponibilidade, dentre outras coisas que realmente explicou a conceitualização e a temática do PROESTAR. Os diretores e a coordenadora foram bastante receptivos e atenciosos, percebi realmente uma boa relação e uma harmonia dentro do projeto. E achei bem interessante a idéia da criação desse projeto pois abrangeu a psicoterapia e a importância da saúde mental para outros lugares, principalmente para comunidades e estudantes acadêmicos..”
– Carla Geovanna Silva Almeida
“Quando cheguei à sala e conheci os novos participantes, eu estava meio incerto sobre como a experiência poderia ser. Esperei, e fomos muito bem recebidos. A galera foi muito simpática conosco, e a apresentação soou bem fluida e genuína — não parecia uma obrigação de expor o projeto, mas sim um desejo e um compromisso sinceros, que se estenderam do começo ao fim. Até mesmo no momento em que estávamos apenas lanchando, o grupo continuou sendo extremamente receptivo.”
– Caio Ramos Azevedo
O PROESTAR segue seu caminho com o compromisso de promover qualidade de vida e saúde mental, integrando saberes acadêmicos à prática extensionista. Aos novos extensionistas, desejamos uma caminhada de muitos aprendizados, encontros e transformações!
Sejam muito bem-vindos(as)! 💙

Comentários